Provas Policiais

Prova aplicada em 1997 para o concurso da Policia Federal, para o cargo de Perito Criminal Eng. Química, Química e Farmácia/Bioquímica.


GABARITO


RESOLUÇÃO COMENTADA


Questão 22 – Resposta
1) Item Correto. De fato o que caracteriza o desvio do comportamento entre o gás ideal e o real é que no modelo ideal é assumido que não existe forças de intermoleculares (atrativas ou repulsivas) e que o volume das moléculas que compõe o gás em estudo é desprezível. Neste caso, há duas condições em que o comportamento de um gás real pode se aproximar do gás ideal, a primeira é a temperaturas elevas e a segunda a pressões extremamente baixas.
   Gabarito: Certo

2)    Item Falso. Na verdade no modelo do gás ideal as forças atrativas são consideradas NULAS.
Gabarito: Errado

3)   Item Falso. Pela lei de Dalton, a teoria das pressões parciais das misturas gasosas, a soma das pressões parciais de cada componente da mistura será igual à pressão total da mistura gasosa.
Gabarito: Errado

4)   Item Falso. As curvas formam uma hipérbole, equação da curva y = 1/x ou P = 1/V
Gabarito: Errado

5)   Item Verdadeiro. PV = nRT, se n=1, R=cte, P = valor finito e T = 0 K à V = 0.
Gabarito: Certo 




Questão 30 – Resposta
1)  Vamos transformar 22.000 cm-1 em nanômetros: (1/0,22x105) cm = 4,5x10-5 cm =  4,5x10-5 x10-2 m = 4,5x10-7 m = 4,5x10-7 x109 nm = 450 nm (visível)
      Limites da Região Espectral (varia muito conforme o autor)
      Vis – 380 a 780 nm
      UV – 8 a 380 nm
      Gabarito: Errado

2)    Aplicação da Lei de Beer:
     A = e.l.c à l = 1 cm, c = 5,44x10-4 mol/L e e = 1,84x103 à T = 0,2 ?
     Substituindo temos A = 1,84x103 x 1 x 5,44x10-4 = 1,0
     Como A = log(1/T) = -log(T) à T = 10-A = 10-1 = 0,1 = 10% (não é igual a 0,20) !
     Gabarito: Errado

3)    O controle da titulação é feito com fotômetro, a absorbância vai ser medida ao longo da titulação: Reagente não absorve, titulante não absorve e o produto não absorve! Como o excesso de titulante reage com indicador formando um produto que absorve, neste ponto, podemos determinar o ponto final da titulação e consequentemente calcular a concentração do analito na solução.
     Gabarito: Certo

4)   Afirmativa Verdadeira! A absorbância é uma propriedade aditiva. A absorbância de uma solução será igual a somatória da absorbância individual de todas as  espécies químicas contidas na solução (Atotal = A1 + A2 + ...+ Ai), onde i = num. componentes da solução.
     Gabarito: Certo

5)    Item Falso! É justamente o contrário. É exatamente pelo fato do equipamento de feixe duplo no espaço possuir dois detectores, que o torna mais desvantajoso em relação ao de feixe duplo no tempo que só tem um detector, pois os sinais podem divergir e provocar um erro na leitura. A outra desvantagem é que a intensidade do sinal caia a metade (divisão no “beam splitter”), teremos um sinal mais fraco, logo uma sensibilidade menor comparada ao de feixe duplo no tempo.
     Gabarito: Errado

Questão 31 – Resposta
1)    Item Falso! De fato as fontes de radiação para IV é de menor intensidade radiante (calor) comparado com as radiações das fontes de UV/Vis, porém o nível de ruído dos detectores de IV é maior, quando comparado com os detectores de UV/Vis, pois sofrem interferência com o ambiente externo (calor).
     Gabarito: Errado

2)    Item Falso!
     Fontes/detectores para UV/Vis – OK,
     Fontes/detectores para IV – fio de nicromo (OK), mas a lâmpada de argônio não serve para IV.
     Gabarito: Errado

3)   Como se calcula o número de modos vibracionais possíveis de uma molécula?
     Temos duas formas:
     a)      3n – 5 (para moléculas lineares),
     b)      3n – 6 (para moléculas angulares)
     Onde n é o num. de átomos,
     ex: a) CO2 à 3.(3) – 5 = 4 modos vibracionais (2 picos de absorção – dois modos se sobrepõem e um não é absorvido)
     ex: b) H2O à 3.(3) – 6 = 3 modos vibracionais (3 picos de absorção – todos são absorvidos). Os picos são: um intenso, da hidroxila (estiramento OH - próximo de 3400), outros dois da deformação angular O-H (próximo de 1600 e de próximo de 1000).
     Gabarito: Certo

4)  Afirmativa Verdadeira! É justamente a justificativa teórica para o que é observado no caso do CO2.
    Gabarito: Certo

5)   Item Verdadeiro! Embora a técnica de IV seja principalmente utilizada para determinação de estruturas moleculares orgânicas (qualitativa), é possível aplicar a Lei de Beer, pois se trata de uma radiação sendo absorvida e proporcional à concentração do analito (quantitativa). Porém deve-se ter muito cuidado devido a problemas de espalhamento da radiação, presença de radiação policromática e variação no caminho ótico (ex.: espectros coletados com pastilhas de KBr)
     Gabarito: Certo


Questão 32 – Resposta

1)   Item Verdadeiro. Radiações eletromagnéticas na faixa do IV provocam vibrações e rotações em moléculas com momento de dipolo permanente. Radiações eletromagnéticas na faixa do UV/Vis e IV próximo provocam transições eletrônicas nas moléculas que apresentam grupo cromóforos.
     Gabarito: Certo

2)   Item Falso! Luminescência é o nome dado ao fenômeno relacionado à capacidade que algumas substâncias apresentam em converter certos tipos de energia em emissão de radiação eletromagnética (fótons), com um excesso de radiação térmica. Embora todas as moléculas que absorvem radiação tenham potencial para apresentarem luminescência, compostos como os hidrocarbonetos saturados não o fazem porque suas estruturas apresentam caminhos mais rápidos para a relaxação do que ocorre no fenômeno da luminescência. Para que um composto apresente luminescência é necessário saturação e conjugação nas ligações, favorecidas pela rigidez na estrutura.
     Gabarito: Errado

3)   Item é Verdadeiro! A fluorescência ocorre quando uma molécula é excitada a uma estado sigleto (menor energia) e decaia com emissão de radiação, com um tempo de vida é muito curto. Já na fosforescência o estado de excitado é o tripleto onde o tempo de vida é maior. No caso das moléculas que sofrem excitação para o estado sigleto excitado e que tenham um tempo de vida um pouco maior, é necessário otimizar o fenômeno da fluorescência, pois o conjunto de moléculas excitadas podem se chocar entre si e dissipar suas energia na forma de calor desativando o estado excitado sigleto, para isso faz se necessário a redução da temperatura do meio (77 K). Quanto a presença dos átomos de iodo, bromo, cloro e flúor, temos que analisar o “efeito do átomo pesado”. Átomos pesados provocam o acoplamento spin-órbita, o qual favorece as transições proibidas singleto-tripleto. Assim há um aumento do rendimento quântico fosforescente e uma redução do rendimento quântico fluorescente.
     Gabarito: Certo

4)   A intensidade fluorescente é dada pela expressão: If = K.Po.C.l, onde K = constante, Po = potência da radiação incidente, C = concentração amostra e l = distância do caminho ótico.

     Estado 1: If1 = Po1.l1.(Co.K) à Po1 = 40 , l1 = 2,0 cm à If1 = 40.2,0.(Co.K)
     Estado 2: Po2 = P o1.(75%)  , l2 = 5,0 cm, Co, à If2 = 65 (?!)
     Verificando: If2 = 40.75%.(5,0/2,0).(Co.K) = If2 = 75.(Co.K)
     Gabarito: Errado

5)   Na medição de fotoluminescência utilizamos dois tipos de monocromadores: O monocromador de excitação (seleciona o comprimento de onda da radiação emitida pela fonte) e o monocromador de emissão (seleciona o comprimento de onda da radiação emitida pela amostra). Se utilizarmos um laser, que é uma fonte de emissão monocromática, não precisaremos do monocromador de excitação, mas continuaremos a precisar do monocromador de emissão.
     Gabarito: Errado


 
Questão 33 – Resposta
1)    Item Falso. Atenção: aumentar a eficiência dos processos de excitação e ionização de átomos nada tem haver com o aumento da eficiência de atomização. Além do mais, uma das desvantagens do atomizador por chama é ele próprio ser uma fonte de energia provocando uma ionização indesejada, neste caso o aumento de temperatura só irá aumentar a interferência no processo de atomização. A etapa que aumenta a eficiência da atomização é a dissociação e não a excitação e ionização.
     Gabarito: Errado

2)    Item Verdadeiro! Fazendo uma analogia com o dia-a-dia a plataforma de L’vov é como se fosse uma “banho maria”, onde nós colocamos a amostra para evitar um contato direto com as paredes do forno e proporcionar uma temperatura mais uniforme, melhorando a reprodutibilidade da técnica. Quanto ao revestimento da superfície interna do forno com carbono pirolítico, trata-se de um procedimento bastante recomendável, visto que o grafite possui uma superfície porosa e a amostra pode migrar para dentro da superfície do forno, causando uma contaminação em novas leituras devido ao “efeito matriz”. Para evitar esse problema podemos usar o carbono pirolítico, que é um carbono que sofre um tratamentro térmico para reduzir a porosidade.
     Gabarito: Certo

3)   Item Falso! As linhas de emissão são muito estreitas e dificilmente ocorre interferência devido a sobreposição de linhas, como afirma esta questão.
     Gabarito: Errado

4)   Item Verdadeiro! O grande problema da técnica de AA é a excitação de átomos, que absorvem linhas bem específicas. Por isso, devemos utilizar uma fonte de linhas que produz a linha específica ou uma fonte contínua associada a um monocromador de alta resolução, para que ele deixe passar a “banda passante”, uma banda muito estreita, que não interfere na excitação de outro átomo, que é o caso do monocromador de Echelle.
     Gabarito: Certo

5)   Cuidado com a pegadinha! Item é Falso. De fato, a técnica com geração de vapor frio é usada para atomização do mercúrio e é justamente por que o mercúrio possui uma “alta pressão de vapor” (muito volátil) e não uma “reduzida pressão de vapor”.
    Gabarito: Errado



Questão 36 – Resposta


1)      Item Verdadeiro! Podemos classificar os ionizadores em dois tipos, “duros” (hard ionization) e “brandos” (soft ionization). Os ionizadores hards fornecem uma energia muito superior à necessária para apenas retirar um elétron da molécula para ionizá-la, consequentemente acaba provocando muita fragmentação, ao contrário do ionizadores softs que só retiraram um elétron da molécula sem fragmentá-la. A ionização por impacto de elétrons é do tipo hard e utiliza 70eV de energia que para os padrões moleculares é muito superior se comparada às energias das ligações químicas. Como o íon molecular é íon referente  à “molécula não fragmentada” é de se esperar que nos ionizadores do tipo hard apresentem padrões de fragmentação com pouca ou nenhuma evidência do íon molecular.
Gabarito: Certo
2)      O Poder de Resolução de um espectrômetro de massa define a capacidade que o espectrômetro (detector) possui de “resolver” ou de separar dois picos que correspondem a valores de massas semelhantes. Pode ser calculado pela expressão:
Resolução = m/∆m, onde m = é a massa nominal (parte inteira)> Para os íons temos:
Íon C4H9+ = 57,070 u.m.a. e íon C3H5O+ = 57,034 u.m.a.
Resolução = 57/(57,070 – 57,043) = 57/0,036 = 1.583
Conclusão: O espectrômetro para ter uma boa resolução para distinguir os dois íons deverá ter no mínimo uma resolução igual a 1.583, logo como na questão a resolução é de 2.000, isso significa que o espectrômetro consegue distinguir estes dois picos.
Gabarito: Certo


3)  Como funciona a técnica hifenada MS/MS? Primeiro ionizamos a amostra com um ionisador do tipo soft para não fragmentar o íon molecular em seguida direcionamos este íon para o primeiro analisador (massa do íon molecular integro), logo em seguida, aceleramos este íon molecular para ser fragmentado numa câmera com nitrogênio e analisamos o padrão de fragmentação em um outro analisador.
Gabarito: Certo
4)      Item verdadeiro. (M-1)+ à molécula que perdeu um hidreto (H-), a massa diminui uma unidade e o íon fica positivo. (M+1)- à molécula que ganhou um hidreto, a massa ganhou uma unidade e sua carga fica negativa.
Gabarito: Certo
5)      Um analisador de um espectrômetro de massa trabalha segundo a relação m/z, logo macromoléculas podem ser analisadas em sistemas onde o ioniozador trabalhe com múltiplas cargas, assim a razão m/z diminui sendo possível a detecção dos múltiplos fragmentos de uma proteína por exemplo.
Gabarito: Errado






Questão 37 – Resposta
1)      É exatamente o conceito do modelo proposto pela teoria VSEPR.
Gabarito: Certo
2)      O item vinha indo muito bem até a afirmação falsa de “maximizar a repulsão elétron-elétron” e “minimizar a atração núcleo-elétron”, pois na verdade é o contrário.
Gabarito: Errado
3)      É exatamente o que propõem a teoria do orbital molecular.
Gabarito: Certo
4)      A teoria da ligação de valência é a mais simples e ela não explica a condutividade dos metais.
Gabarito: Errado
5)      Item Falso! A energia do orbital molecular ligante é menor que as energias dos orbitais atômicos que levaram a sua formação, quando menor a energia mais estável é o sistema (termodinamicamente favorável).
Gabarito: Errado











2 comentários:

  1. Boa tarde Nelson, muito interessante seu blog, gostaria de pedir o seu email, ou envie um email pra mim, gostaria de trocar algumas idéias com você, tudo bem?! Espero que sim! Obrigado pela atenção dese já!

    ResponderExcluir
  2. Excelente material!! Acho que o Sr esqueceu de responder a questão 38. Se puder completar, agradeço.

    ResponderExcluir