segunda-feira, 16 de abril de 2012

CESPE/PCF-2004/Químico - Q. 59 a 64


Resolução (Questões 59 a 64):
Questão 59 – Resposta
OK! Toda reação de combustão é exotérmica, ou seja, libera calor.
          Reação exotérmica – libera calor
          Reação endotérmica – absorve calor
Gabarito: Certo
Questão 60 – Resposta
OK! O anunciado descreve perfeitamente a lei de Dalton das pressões parciais para misturas gasosas: “A pressão total de uma mistura de gases é igual a soma das pressões parciais que cada gás exerceria se estivesse sozinho”
Gabarito: Certo
Questão 61 – Resposta
Correto! Pela definição da velocidade de uma reação química (taxa de reação) temos que a variação na concentração dos reagentes ou dos produtos por unidade de tempo.
Seja a reação A à B. Podemos expressar a velocidade da reação por:
          Velocidade como taxa de desaparecimento do reagente (A): VmA = -∆[A] / ∆[t]
          Velocidade como taxa de aparecimento do produto (B): VmB =  ∆[B] / ∆[t] 
Gabarito: Certo

Questão 62 – Resposta
Correto! Pela 2ª lei da termodinâmica: "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo". Em outras palavras, a entropia (desordem) do universo (sistema) tende ao infinito.
Gabarito: Certo

Questão 63 – Resposta
Falso, pois a variação de energia mostrada pelo gráfico, não corresponde com a variação de energia de ativação, que é a energia necessária para os regentes (e não os produtos),formarem o “complexo ativado” (ponto máximo da curva).
Gabarito: Errado

Questão 64 – Resposta
Basicamente a energia livre de Gibbs(∆G = ∆H – T.∆S), nos diz se o processo é espontâneo ou não, ou seja, se na temperatura do processo a entropia total do universo (sistema + vizinhanças) for maior do que zero, o processo será espontâneo(∆G < 0), caso contrário, não espontâneo(∆G > 0).
Como na combustão da pólvora ocorre um aumento da entropia do universo (sistema + vizinhanças), logo o processo é espontâneo.
Gabarito: Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário