terça-feira, 24 de abril de 2012

CESPE/PCF-2004/Químico - Q. 68 a 76



Resolução (Questões 68 a 76):

Questão 68 – Resposta
Errado. Na verdade existem “cinco” carbonos com hibridação “sp3” na estrutura do ácido lisérgico, veja figura:
Lembrando:
Gabarito: Errado

Questão 69 – Resposta
Errado. Para possuir atividade óptica a molécula deve possuir ao menos um carbono assimétrico. O ácido lisérgico tem um (veja a figura).

Gabarito: Errado

Questão 70 – Resposta
Certíssimo. Entre os compostos orgânicos mencionados na lista (II), a metilamina (E), apresenta maior solubilidade, devido a sua menor massa molecular e suas duas ligações de hidrogênio (N-H):
(A)    Hidróxido de sódio
NaOH
Base inorgânica
-
(B)     n-butilamina
C4H9NH2
4 carbonos
2 lig. H
(C)     N-N-dietilamina
(C2H5)2NH
4 carbonos
1 lig. H
(D)    etilamina
C2H5NH2
2 carbonos
2 lig. H
(E)     metilamina
CH3NH2
1 carbono
2 lig. H
(F)      metiletilacetona
CH3COC2H5
4 carbonos
Não tem lig. H

Gabarito: Certo


Questão 71 – Resposta
Afirmativa correta. Pela teoria de Lewis, o mais básico é aquele que disponibilizar mais o par de elétrons não ligante. Como o “N” é muito eletronegativo, este atrai o par de elétrons para si, porém devido ao aumento do efeito indutivo provocado pelo radical alquil (dimetil), este par de elétrons se torna mais disponível, aumentando assim a basicidade da molécula, veja as moléculas: 

Comparando o composto (C) N,N-dimetilamina com o (D) etilamina, concluímos que o (C) é mais básico que o (D), devido ao maior efeito indutivo.
Atenção: Em fase aquosa, temos que considerar o efeito hidrofóbico, pois as aminas passariam a fazer ligações de hidrogênio com o solvente, reduzindo assim o efeito indutivo e consequentemente a basicidade relativa.
Gabarito: Certo

Questão 72 – Resposta
Afirmativa correta. O composto (A) é o hidróxido de sódio (base forte), pode ser facilmente utilizada para diferenciar o composto (B) n-butilamina  (base fraca) do composto (H) ácido acético (ácido fraco), pelo efeito da neutralização.
Gabarito: Certo

Questão 73 – Resposta
Gabarito: ANULADA (Faltou as condições reacionais)

Questão 74 – Resposta
Afirmativa errada. O ponto de ebulição de compostos orgânicos em geral esta relacionado com o tamanho da superfície de contato das moléculas que interagem entre si, pois isso determina a força de atração/repulsão intermolecular. Quando as moléculas formam ligações de hidrogênio essas interações prevalecem sobre as outras (mais forte das interações intermoleculares). No caso em questão como os compostos (B) n-butilamina, (D) etilamina e  (E) metilamina, tratam-se de aminas que possuem o mesmo número de ligações de hidrogênio (N-H) duas cada, o que vai preponderar será o tamanho da superfície de contato, logo (B) > (D) > (E).
(B)     n-butilamina
C4H9NH2
4 carbonos
2        lig. H
(D)    etilamina
C2H5NH2
2 carbonos
2        lig. H
(E)     metilamina
CH3NH2
1 carbono
2    lig. H

Gabarito: Errado

Questão 75 – Resposta
Na verdade é o contrário. A reação de obtenção de um ácido carboxílico é a partir da oxidação de um aldeído, ou seja:
   CH3CHO      +     ½ O2  à     CH3COOH
Acetaldeído (G)                    Ác. Acético (H)
Gabarito: Errado

Questão 76 – Resposta
Quanto maior o Ka (constante de dissociação ácida) maior a força ácida. Ambos os compostos (H) ácido acético e (I) ácido benzoico, são ácidos carboxílicos. Para deduzir qual ácido é o mais forte devemos analisar a força da ligação O-H, ou seja, ligação O-H mais fraca implica em maior acidez, pois haverá maior liberação do íon H+ da ligação O-H na solução. Os fatores que afetam a força da ligação O-H são: hibridação, tamanho do átomo ligado ao H (raio) e o efeito indutivo da molécula. Como a hibridação e o átomo ligado ao H é o mesmo (oxigênio) em ambas as moléculas, a força ácida dependerá unicamente do efeito indutivo. Vejamos:
Efeito indutivo positivo (doador de elétrons) – reforça a ligação O-H à ácido mais fraco
Efeito indutivo negativo (retirante de elétrons) – enfraquece a ligação O-H à ácido mais forte
Gabarito: Errado




Nenhum comentário:

Postar um comentário