terça-feira, 24 de abril de 2012

CESPE/PCF-2004/Químico - Q. 77 a 85


Resolução (Questões 77 a 85):


Questão 77 – Resposta
O composto (K) – 1,2-dicloro-etano apresenta uma ligação sigma central e os grupos ligados a ela podem sofrer rotações em torno dela, conhecidas como conformações. A análise conformacional analisa a variação de energia que a molécula sofre quando da rotação. A projeção de Newman ajuda a visualizar as rotações da molécula, a partir do eixo de ligação C-C.


A conformação mais estável (menor energia) se dá quando os grupos ligados (volumosos e eletronegativos) a cada átomo de carbono da ligação analisada estão perfeitamente alternados (dispostos especialmente em lados opostos), pois resulta em menor repulsão dos pares de elétrons ligantes, veja a figura:
Conformação (gauche) – menos estável

Conformação (anti) – mais estável
Gabarito: Errado


Questão 78 – Resposta
Na nitração (reação com ácido nítrico para introdução do grupo nitro) do composto (J) – cloreto de benzoí1a, o grupo nitro (-NO2) pode ser introduzido nas posições orto, meta e para. Como o grupo “-COCl” é desativador do anel aromático (retira elétrons), irá orientar a substituição do “H” aromático preferencialmente na posição meta.
Gabarito: Certo



Questão 79 – Resposta
Na reação de substituição eletrofílica aromática (introdução de um radical no anel aromático através da substituição do hidrogênio aromático pelo grupo de interesse) o composto (I) – ácido benzoico apresenta o grupo carboxila (-COOH) que é desativador do anel aromático. Já o composto (L) – ortotoluidina, apresenta um radical grupo alquil que é fracamente ativador do anel aromático (-CH3) e um grupo amina (-NH2) fortemente ativador. Estes grupos além de serem orto/para dirigentes são mais reativos que os grupos desativadores. Logo o composto  (L) – ortotoluidina, é mais reativo que o composto (I) – ácido benzoico.



(I) – ácido benzoico



(L) – ortotoluidina


Gabarito: Errado

Questão 80 – Resposta
A basicidade de uma molécula orgânica é determinada pela maior ou menor disponibilidade do par de elétrons não ligante (base de Lewis). No caso dessas duas moléculas, temos que analisar o efeito indutivo causado pelos radicais ligantes à ligação -NH2. Vejamos:

Composto (L) – ortotoluidina

Efeito indutivo negativo (retirante de elétrons) – atrai o par de elétrons livres à basicidade menor (diminui a disponibilidade do par de elétrons).


Composto (E) - metilamina

Efeito indutivo positivo (doador de elétrons) – aumenta a disponibilidade do par de elétrons não ligante à basicidade maior
Gabarito: Errado


Questão 81 – Resposta
Composto (M) – álcool etílico
Composto (N) – álcool isopropílico
Composto (O) – álcool metílico
Propriedades anfóteras: O termo anfotérico deriva do grego, e significa “ambos”. Uma espécie química diz-se anfotérica quando apresenta propriedades antagónicas, como, por exemplo, poder reagir como ácido e como base. Existem espécies anfotéricas de ácido-base (também denominadas anfipróticas) e de oxidação-redução (comportam-se como oxidantes ou como redutores).
Como álcoois têm um hidrogênio que pode atuar como ácido e um oxigênio que pode doar par eletrônico como base, dependendo da reação todos estes compostos podem atuar como ácidos ou bases, sendo, portanto substâncias anfotéricas.
Gabarito: Certo


Questão 82 – Resposta
O composto (M) é o álcool etílico (etanol). A desidratação do etanol em meio ácido leva realmente ao “eteno”, porém dependendo das condições reacionais pode ser formado “éter”, e como enunciado não especificava as condições a questão foi anulada.
Gabarito: Anulado

Questão 83 – Resposta
Os álcoois podem ser classificados de acordo com o tipo de carbono ligado a sua hidroxila, ou seja, se a hidroxila estiver ligada a um carbono do tipo primário (um átomo de carbono que está ligado apenas a outro átomo de carbono) o álcool será classificado como primário, por exemplo, o etanol. Os álcoois secundários têm a sua hidroxila ligada a um carbono secundário (um átomo de carbono que está ligado a apenas dois outros átomos de carbono), como é o caso do álcool isopropílico (vide figura abaixo). E finalmente os álcoois terciários têm a sua hidroxila ligada a um carbono terciário (um átomo de carbono que está ligado a apenas três outros átomos de carbono).
Gabarito: Errado

Questão 84 – Resposta
O composto (P) é o Éter de petróleo, que é uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, obtido na destilação do petróleo. Logo como hidrocarbonetos são apolares e, portanto solúveis em solventes apolares.
Gabarito: Errado


Questão 85 – Resposta
(M) = etanol,
(G) = etanal,
(H) = ácido etanóico.
Estado de oxidação do carbono 1, nos compostos acima em ordem crescente é M < G < H. A justificativa é devido as cargas mais eletronegativas em que o carbono 1 de cada molécula esta submetido.
Gabarito: Certo



Nenhum comentário:

Postar um comentário